CÂMARA EM PAUTA #18-09-2023

Sessão Ordinária de 18/09/2023

CÂMARA APROVA COLETIVO GRÁTIS PARA O PIUMHIENSE

A Câmara Municipal de Piumhi, aprovou na última segunda-feira, 18, em regime de urgência, o projeto de lei 055/2023 do Poder Executivo, que autoriza a Prefeitura a prestar serviço de transporte público coletivo diretamente, através de “tarifa zero”, ou seja ônibus urbano de graça para a população.

Em sua mensagem à Câmara, o prefeito justificou a importância do decreto: “Piumhi nos últimos tempos foi agraciada com um crescimento antes não visto, com abertura de loteamentos localizados a uma distância considerável do centro comercial, hospitalar e econômico (...). O transporte público passou a ser um recurso necessário (...) para permitir o acesso às necessidades básicas do cidadão”.

A aprovação por unanimidade aconteceu em clima de comemoração, com elogios e reconhecimento popular. A expectativa agora é que a Prefeitura consiga operacionalizar o sistema “Lotação 0-800” até o início do próximo ano.

Regime de Urgência

WILDE: “CÂMARA AGIU COM UNIÃO E SENSIBILIDADE”

Para o presidente Wilde Wéllis de Oliveira, “a Câmara de Piumhi demonstrou unidade, responsabilidade e sensibilidade na aprovação rápida do projeto do transporte coletivo gratuito.”

Wilde comenta: “os vereadores se uniram, se entenderam e atenderam à solicitação da tramitação de urgência do prefeito Paulo Vaz, porque sabiam o que estavam fazendo e têm noção do que o transporte público vai trazer de melhoria, mais agilidade, menos cansaço e mais conforto para a vida do nosso povo. Como presidente da casa só me resta parabenizar e agradecer os nossos vereadores. Eles cumpriram o seu dever, sem política e sem segundos interesses.”

Piso Salarial e Plano de Cargos

PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM COMEMORAM VITÓRIAS NA CÂMARA

A sessão da Câmara na última segunda foi também de comemoração para os profissionais de enfermagem integrantes do quadro de funcionários da Prefeitura de Piumhi.

O motivo foi a aprovação de dois projetos importantes para a classe, ambos de autoria do Poder Executivo.

1º) - O projeto de lei Complementar (006/23) que altera o Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos dos servidores municipais, e cria o cargo de Técnico de Enfermagem.

2º) - O projeto que dispõe sobre a regulamentação da assistência financeira repassada pela União para cumprir a lei federal que institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira. O vereador João Marcos foi o representante dos interesses dos profissionais da Enfermagem junto ao Executivo e o Legislativo.

FAMILIARES DE “SÔ” TINO DOMINGOS RECEBEM PLACA DE HOMENAGEM

Familiares do ruralista piumhiense, já falecido, Laurentino Batista Lopes, popularmente conhecido por Tino Domingos, foram homenageados na Câmara de Piumhi, na sessão da última segunda-feira. Em nome do avô receberam uma placa de agradecimento e homenagem do Legislativo.

Presentes o neto empresário e ruralista César Augusto, a neta médica Melissa Batista, e o marido também médico Rodrigo Ferreira.

Tino Domingos foi um dos mais folclóricos e populares ruralistas-raiz de Piumhi. A placa foi entregue pelo vereador Gilvan dos Penedos, que é também autor do projeto de lei que acaba de instituir a Comenda Rural Laurentino Batista Lopes, ou, como já está sendo chamada, “Comenda Tino Domingos”, que passará a ser conferida anualmente a partir de 2024, no mês de julho, aos “homens do campo” que tenham se destacado em seu setor de agro-atividade, trazendo benefícios ao município de Piumhi.

ZÉ WELLINGTON SÓ NÃO DEU SORTE NA PESCA, MAS CURTIU MUITO O FESTIVAL

O vereador Sargento Zé Wellington participou do Festival de Pesca no Rio São Grancisco, no Porto Mariquita. Não deu sorte na pescaria, mas apoiou e voltou muito bem impressionado com a estrutura e organização do evento.

Na última sessão da Câmara, Zé Wellington registrou seu aplauso ao secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Thiago Santos, pela organização do evento que, segundo o vereador, ajuda a fortalecer o calendário turístico de Piumhi, e elogiou o suporte prefeito Paulo Vaz ao certame, que englobou duas competições de porte: o 16º Torneio Nacional de Pesca à Piapara e o Campeonato Mineiro de Pesca Variada.

CURTAS & BOAS

- “A gente caminhou anos-luz nesta gestão (do prefeito Paulo)”

(Rosélia Silveira, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Piumhi)

- “Continuamos trabalhando pela criação da “Casa Lar Cuidar” para idosos carentes, juntamente com as paróquias. Breve teremos novidade”. (Vereador Carlinhos Leonel)