Piumhi Está Entre os 50 dos 853 municípios mineiros que se destacaram no Programa Previne Brasil

Ao longo da implementação do programa Previne Brasil, diversas cidades em todo o território brasileiro têm se destacado por alcançar bons resultados na melhoria da Atenção Primária à Saúde (APS).

Esses municípios demonstram um comprometimento notável em promover o acesso equitativo aos serviços de saúde, oferecer cuidados de qualidade e obter resultados positivos para a população.

No início do mês, o Ministério da Saúde divulgou o resultado do primeiro quadrimestre dos indicadores do Previne Brasil de 2023, sendo que Piumhi foi um dos destaques, entre os 853 municípios de Minas Gerais, classificando-se em 48º. Já entre os 5.570 municípios brasileiros, Distrito Federal e Fernando de Noronha, conquistaram o 204º lugar, cumprindo 100% das metas. A avaliação foi feita no sistema de prontuário eletrônico, que permite fazer um detalhamento melhor da situação de cada unidade de saúde, através de ações na Atenção Primária à Saúde.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, esses resultados no Previne Brasil foram possíveis devido à implantação do e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) que é uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional com o sistema de prontuário eletrônico (PEC) e ao trabalho integrado entre as equipes das APSs e pelas ações e atividades desenvolvidas voltadas para os usuários. Mesmo durante o período da pandemia, as equipes da Atenção Primária trabalharam, incansavelmente, para ofertar melhor qualidade de vida num período tão trágico para a população, a fim de melhorar os indicadores estabelecidos pelo programa Previne Brasil.

Na atual gestão, o município tem investido em estratégias de acolhimento, ações de promoção e prevenção à saúde, exames laboratoriais, procedimentos de consultas especializadas garantindo que os usuários sejam atendidos em tempo hábil. Nas Unidades Básicas de Saúde, além dos atendimentos em horário normal, conta-se com o programa Saúde na Hora, que funciona de 17h às 21h nos PSFs Totonha Tomé/Dona Tina e João Guilherme Alves “Tó”/ Chico Neca (rural).

Outro destaque é o investimento em capacitações de todas as equipes de Saúde da Família e da equipe do eNASF-AB em prevenção e promoção de Saúde, incluindo ações em promoção de saúde, práticas integrativas e complementares (PICs) e as buscas ativas realizadas nas UBS. Dessa forma, as equipes de saúde têm se empenhado em monitorar de forma eficiente os 7 indicadores do Previne Brasil.
São eles: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação, além de realização de exames para essas gestantes de sífilis e HIV e atendimento odontológico; proporção de mulheres (de 25 a 64 anos) com coleta de citopatológico na APS; proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por haemophilus, influenza A e tipo B e poliomielite inativada; proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre e proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre, garantindo que estejam em tratamento adequado e recebam acompanhamento regular.
São essas ações que têm contribuído para uma melhor qualidade de vida e controle de doenças na população local.

O município também tem investido em estratégias de conscientização e em campanhas de vacinação eficientes, garantindo que a imunização seja acessível a todos os grupos populacionais, inclusive promovendo a extensão de horários na Central de Vacinação Julieta Luiza da Silveira Castro (7h às 19h), vacinação nas residências para pessoas acamadas e domiciliadas e também com pontos estratégicos de vacinação nas quartas e domingos, no complexo da feira livre.
“Esses resultados apontados pelos indicadores são praticamente o fruto dos nossos méritos, no decorrer desses dois últimos anos que tem sido incansáveis”, garantiu a secretária.

O excelente resultado e a nota 10 no Previne Brasil é a soma de esforços das equipes de Atenção Primaria à Saúde com o apoio da secretaria municipal de Saúde e da atual gestão.

Fonte: Prefeitura Piumhi