Brilhantes Mulheres 2018

Nove Histórias Inspiradoras
Brilhantes Mulheres 2018

O sucesso de um evento pode ser medido de diversas formas, mas com certeza o “Brilhantes Mulheres 2018” teve seu ponto alto através da biografia das nove mulheres homenageadas na noite da última segunda-feira, 19 de março, na sede da Câmara Municipal de Piumhi.

A outorga de entrega da homenagem às Brilhantes Mulheres é um projeto de iniciativa da Câmara Municipal de Piumhi e acontece desde 2013. A ex-vereadora Marina Tomé Rocha foi a autora do projeto e neste ano, recebeu a homenagem das mãos do vereador Antônio Astésio Tavares.

“Esta é sempre uma data festiva na Câmara Municipal de Piumhi, uma vez que percebemos a necessidade de destacar histórias de luta, de amor incondicional e doação de tempo para com a família e a sociedade” contou o presidente da Casa Legislativa, Antônio Fernando Gomes.

O evento contou com a brilhante participação dos músicos João Victor Goulart, Lucca Piovani, João Victor Alves e da cantora Luana Silva. “Tudo nesta noite é inspiração. Estes músicos, tão jovens, mostram quanto de talento temos em nossa cidade carinho. Só tenho a tecer elogios e agradecimentos a eles” ressaltou Fernando.

As Brilhantes Mulheres foram, uma a uma, ouvindo suas biografias e os convidados ficaram visivelmente emocionados. Dona Júlia Sabina, homenageada pelo vereador José Seabra de Oliveira, recebeu, além da estatueta, os cumprimentos pelo seu aniversário, que foi comemorado no mesmo dia!

“Cada vereador indica uma mulher! O importante é destacar o que essa brilhante mulher fez na sociedade, seu papel na família, no trabalho, na vida acadêmica. Podemos comprovar por meio dessas histórias o quanto as mulheres são versáteis: estão cuidando dos filhos, fazendo parte de grupos voltados para o crescimento espiritual e social, mas também estão trabalhando, colaborando na renda familiar, estudando e se aprimorando na vida acadêmica. Nós só podemos nos inspirar e levar para o nosso dia a dia um pouco desses grandes exemplos” finalizou Fernando.

Estiveram presentes diversas autoridades bem como o prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo, que usou a palavra para também enaltecer as Brilhantes Mulheres 2018, lembrando que o fortalecimento da mulher na sociedade é importante e necessário. “Parabenizo os vereadores de Piumhi por se lembrarem de nossas mulheres guerreiras. Essas Brilhantes Mulheres marcaram e ainda estão marcando a história de Piumhi em diversas áreas. Elas engrandecem o cenário cultural, econômico e social da nossa cidade carinho!”.

As Brilhantes Mulheres 2018

Todas as mulheres trouxeram para a Sessão Solene histórias de dedicação, amor incondicional à família, muitos sonhos e a garra para realizá-los. Confira um pouco sobre a história de cada uma, um breve resumo.

Rosmari Lane Macêdo dedicou sua vida na área da educação. Hoje é voluntária na APAE Piumhi. Foi homenageada pelo presidente da Casa Legislativa, Antônio Fernando Gomes.

Solange Pádua Faria Silva dedicada à família e a igreja. Participa ativamente de vários grupos voltados para a prática religiosa. Homenageada pelo vice-presidente, José Welington da Silva.

Betânia Moreira da Silva Salgado atualmente é diretora da Escola Estadual Professor João Menezes. Faz um trabalho específico no presídio com a formação dos detentos, isso diminui a reincidência na criminalidade dos mesmos auxiliando também na busca por emprego após o cumprimento das penas. Recebeu a homenagem do 1º Secretário, Gleisson Araújo Nunes.

Julieta Maria da Cunha (D. Júlia Sabina) dedicou sua vida aos filhos. Abria a casa para pensionistas e muitas vezes não cobrava as dívidas dos menos abastados. Costureira fez diversos vestidos de noiva, mas, por muitas vezes, doou alguns vestidos, tornando o sonho das noivas com menos recursos financeiros, uma realidade. Foi homenageada pelo 2º Secretário, José Seabra de Oliveira.

Marina Tomé Rocha é ex-vereadora. Profissional da educação. Atualmente é diretora da Escola Municipal Dona Lidinha. Foi autora do projeto de decreto Brilhantes Mulheres em 2013. É voluntária na AMPARO desde sua criação. Recebeu a homenagem do vereador Antônio Astésio Tavares.

Dalca Maria Mourão Arantes dedicou-se à educação por 39 anos e 8 meses. Hoje, aposentada, dedica-se mais à família e tem um amor especial pelos cinco netos. Foi indicada pelo vereador José Antônio Camargo Júnior.

Lusamar Ferreira sempre foi dedicada à família. Descobriu que era uma artista nas vendas de produtos e com isso ajuda financeiramente a família. Seu sonho era formar as filhas e com dedicação e garra conseguiu realizar! Recebeu a homenagem do vereador José Segundo Faria.

Zenaide Galesso Jorge dedica seu tempo à família e a igreja. Trabalha como ministra da Eucaristia e da Palavra e também em pastorais como o Amor Exigente. Hoje é coordenadora da Comunidade Santa Bárbara e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro onde, com a ajuda de todos os fiéis, estão construindo uma Igreja em louvor às Padroeiras, no bairro Nova Piumhi. O vereador Magno Manoel Marques indicou Zenaide como Brilhante Mulher 2018.

Karen Hellen Esteves de Avelar é delegada de Polícia Civil e hoje atua na Delegacia de Polícia de Piumhi. Sempre atenta às necessidades da comunidade, luta por um mundo com mais igualdade e com menos injustiças. Mesmo morando há pouco tempo na cidade carinho conquistou muitos amigos e foi indicada pela vereadora Shirley Elaine Gonçalves Faria.