Câmara de Piumhi se reúne com Reitoria do IFMG

Mudança no Campus IFMG Piumhi recebe colaboração em Brasília

O presidente da Câmara Municipal de Piumhi, Antônio Fernando Gomes, o Fernando Detetive, representou o Poder Legislativo junto à reitoria do IFMG em Belo Horizonte, para reivindicar a mudança do Campus Avançado que já existe em Piumhi para Campus.

Participaram também do encontro o prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo, a diretora do Campus Avançado de Piumhi, Lina Maria Soares, o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, o assessor do vice-governador de Minas Gerais, Frank Almada, a Secretária de Educação de Piumhi, Maria Amélia Mourão entre outros envolvidos.

A Diretora Lina falou sobre a importância de somar forças dentro da instituição, ela ressalta que isso faz com que fora da universidade, as forças se unam mais. “O total do investimento do Governo no IFMG – Campus Avançado Piumhi de 2012 a 2017 – chega a R$ 4.340.034,50, fora os salários dos funcionários” explicou a diretora. Para Lina são três anos de investimento na educação. “A mudança do campus Avançado para campi mudaria o quadro de funcionários da instituição. Hoje o campusconta com 20 professores e 13 técnicos e iria para 70 professores e 45 técnicos. Isso impactaria a economia da cidade. Hoje esta sendo realizada uma pesquisa para saber qual o impacto financeiro do quadro de funcionários da instituição no município e por este quadro mensurar-se-á o ganho financeiro na economia do município com esta modificação. Além disso, novos cursos seriam disponibilizados para os estudantes”.

Na oportunidade, o presidente Fernando Detetive, ressaltou o apoio de todos os vereadores para que o Campus Avançado se torne Campus. “Entendemos a importância dessa mudança, os benefícios que ela trará para Piumhi, os empregos e o desenvolvimento no quesito pesquisa e aprendizado que os jovens terão em nossa cidade. Queremos que essa mudança aconteça da forma mais rápida e eficiente possível” – afirmou o vereador. “Não serão medidos esforços para que a transição deste campus Avançado seja feita no menor tempo possível e da melhor forma”. E, continua, “já passava do tempo de se estreitar os laços com o IFMG e mostrar o trabalho que vocês vêm realizando. E é isso que nos interessa o futuro e o progresso de nossa cidade” finalizou Fernando Detetive.