CÂMARA MUNICIPAL DE PIUMHI REALIZA 35ª SESSÃO COM PAUTA ENXUTA

Projeto de lei do Executivo é aprovado e moções de aplauso reconhecem trabalho das Secretarias de Administração e Finanças
Na noite da terça-feira, 16 de setembro, foi realizada a 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Piumhi. A reunião contou com a ausência justificada da vereadora Shirley Elaine Gonçalves e teve uma pauta reduzida, com a apreciação de um projeto de lei e duas moções. Em 1ª discussão e votação, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 43/2025, de autoria do Chefe do Poder Executivo, que autoriza a renúncia de cláusula constante na matrícula 40.978 do Cartório de Registro de Imóveis de Piumhi/MG.
Na sequência, foram analisadas duas homenagens: a Moção nº 15 e 16, de autoria dos vereadores Gilvan Antônio da Silva e José Welington da Silva, de Congratulação e Aplausos aos servidores da Secretaria Municipal Adjunta de Administração e Adjunta de Finanças. A sessão contou ainda com a presença do Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Thyago Santos Júnior, que a convite da presidência falou sobre o desfile cívico do 7 de setembro. Encerrando os trabalhos, os vereadores fizeram uso da tribuna para apresentar proposituras e indicações ao Chefe do Poder Executivo.
NA TRIBUNA
JOSÉ SEGUNDO FARIA – (Segundinho)

O vereador apresentou indicação para a revitalização completa da Praça José Firmino Pereira, destacando que o local se encontra deteriorado e carece de cuidados. Entre as melhorias sugeridas, estão: poda adequada das árvores, reforço da limpeza e conservação, substituição ou reforma dos bancos, melhoria da iluminação e valorização do paisagismo.
Segundinho também propôs que o Executivo, em conjunto com o setor competente, realize estudo técnico para implantação de serviços de telemedicina em Piumhi, garantindo que a população tenha acesso a consultas médicas à distância, por meio de plataformas digitais seguras.
Outra indicação do vereador foi a criação do Programa de Coleta Domiciliar de Sangue para pacientes com doenças neurológicas ou condições que dificultam a mobilidade, como Esclerose Múltipla, ELA, Alzheimer e Parkinson. O objetivo é assegurar dignidade no atendimento em saúde para pessoas que necessitam de acompanhamento constante.
FÁBIO HENRIQUE NOVAES FERREIRA – (Fábio Tulim)

O vereador agradeceu aos servidores do Departamento de Trânsito e de Iluminação Pública pelos serviços realizados, como pintura de quebra-molas e substituição de lâmpadas em diversos pontos da cidade. Destacou também melhorias feitas na zona rural, como a instalação de um mata-burro na comunidade do Araras.
Fábio Tulim apresentou indicação solicitando a ampliação da arquibancada do Campo do Poliesportivo, ressaltando a relevância do espaço para o esporte e para eventos comunitários, mas cuja atual estrutura não atende satisfatoriamente a demanda do público.
GILVAN ANTÔNIO DA SILVA – (Gilvan dos Penedos)

O parlamentar reforçou a necessidade de melhorias no Campo do Poliesportivo e apresentou várias solicitações relacionadas à sinalização de trânsito, incluindo repintura de faixas de pedestres e placas em cruzamentos dos bairros Nova Esperança e Centro.
Também solicitou a instalação de placas de proibição de descarte irregular de lixo em terrenos do distrito de Penedos, melhorias no campo de futebol da comunidade, além da instalação de um parque infantil em Penedos.
JOÃO LÚCIO DE MATOS – (Lúcio da Ambulância)

O vereador destacou articulações com representantes esportivos e clubes, visando firmar parcerias para implantação de escolinhas de futebol e de outras modalidades em Piumhi. Ressaltou que o município carece de uma entidade específica para o esporte e anunciou que estão adiantadas as tratativas para a criação da Associação Esportiva Piumhiense, que pretende atender várias modalidades, como vôlei, handebol e futebol, fortalecendo a prática esportiva e a formação cidadã.
JOÃO MARCOS MACEDO SILVEIRA – (Cooperador João Marcos)

Entre suas proposições, citou o convite à representante do Espaço Iguales para abordar, na Câmara, o Setembro Verde – mês da inclusão. João Marcos também se manifestou sobre a ADI 7222, em análise no STF, declarando apoio à posição do Conselho Federal de Enfermagem, que defende a aplicação integral do piso salarial da categoria, conforme a Lei 14.434/2022.
O vereador parabenizou o Corpo de Bombeiros de Piumhi pela atuação no combate às queimadas, solicitou revitalização do parquinho da Santa Casa, e defendeu a oferta de modalidades esportivas inclusivas para pessoas com deficiência, proposta assinada em conjunto com o vereador Wender José de Oliveira.
Também encaminhou ofícios a senadores mineiros solicitando apoio à Santa Casa de Piumhi, sugeriu a ampliação do programa “Saúde na Praça” para outros bairros, reforçou a importância da retomada do castramóvel e cobrou sinalização de trânsito e redutores de velocidade na Avenida Dario de Melo, além de parquinhos infantis e cobrou sinalização de trânsito e redutores de velocidade na Avenida Dario de Melo, além de parquinhos infantis em praças do bairro Américo Arantes.
João Marcos ainda defendeu a criação do CRAS itinerante, cobrou o cumprimento do TAC do loteamento Betel, parabenizou o município de Capitólio pela realização da Marcha para Jesus e pediu providências em trechos da estrada do Rochedo.
SECRETÁRIO ESCLARECE QUESTIONAMENTOS DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA
Thyago Santos destacou recorde de público no desfile e pediu apoio dos vereadores para manter a tradição da fanfarra municipal.

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Piumhi teve início com a participação do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Thyago Santos Júnior, convidado a compor a mesa no plenário. Questionado sobre a antecipação do desfile cívico de 7 de setembro para o dia 6, ele explicou que a decisão teve caráter logístico, visando maior participação das escolas e estudantes, já que a data oficial caiu em um domingo. Segundo o secretário, o desfile reuniu mais de mil alunos e registrou recorde de público.
Sobre a ausência da Fanfarra Municipal José Rubens Goulart, Thyago relatou que os ensaios tiveram baixa adesão e não alcançaram o número mínimo necessário de integrantes. Sem condições de formar o grupo, buscou apoio da fanfarra da Escola Estadual Tonico Leite de Formiga o que possibilitou a realização do desfile em Piumhi.
O secretário ressaltou que a fanfarra é um patrimônio cultural de Piumhi e pediu o apoio dos vereadores para que a tradição não se perca, lembrando que os recursos da Secretaria são limitados. Ele ainda destacou a estrutura montada para o evento, como pontos de água e banheiros, e defendeu que nos próximos anos o desfile possa ser realizado no período da tarde para maior conforto do público.
SECRETÁRIO ESCLARECE QUESTIONAMENTOS DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA

Thyago Santos destacou recorde de público no desfile e pediu apoio dos vereadores para manter a tradição da fanfarra municipal.
O Presidente convidou o Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Thiago Júnio Santos Augusto, para compor a Mesa e questionou os motivos pelos quais o desfile cívico de 7 de setembro foi realizado no dia 6, além da escolha da fanfarra da cidade de Formiga em substituição à fanfarra municipal.
O Secretário explicou que a alteração da data ocorreu porque o feriado caiu em um domingo, o que poderia reduzir a participação das escolas e dos alunos. Sobre a ausência da fanfarra municipal, esclareceu que a baixa adesão dos integrantes aos ensaios inviabilizou a apresentação. Destacou, no entanto, que estuda a possibilidade de que, nos próximos anos, uma escola da cidade assuma a organização da fanfarra, como já acontece em outros municípios. Solicitou ainda o apoio dos vereadores para que a fanfarra municipal não seja encerrada por falta de recursos.
Thiago agradeceu e parabenizou a fanfarra da Escola Estadual Professor Tonico Leite, de Formiga, pela participação, lamentando as críticas negativas recebidas. Reconheceu os atrasos no desfile das escolas, pediu desculpas pelas falhas e ressaltou os esforços realizados para garantir a infraestrutura necessária ao evento. Propôs a criação de um projeto de lei para fixar a realização do desfile cívico no dia 7 de setembro, preferencialmente no período da tarde, em razão das altas temperaturas enfrentadas pelos participantes. Ressaltou que o desfile terminou ao meio-dia, debaixo de sol intenso, e que, embora a instalação de tendas pudesse comprometer as filmagens realizadas com drones, o conforto do público deve ser prioridade.
O Secretário também destacou avanços obtidos desde que assumiu a pasta, em 2021, como a inclusão de Piumhi no mapa do turismo, garantindo repasses do ICMS Turístico, além de recursos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Citou a instalação de placas de sinalização turística, a destinação de recursos para a conservação da Cruz do Monte — incluindo a construção de um deck de madeira — e o trabalho de divulgação dos produtos locais. Questionado sobre o projeto de instalação de portais de entrada e saída da cidade, informou que a sinalização turística está em fase de conclusão, mas que ainda não existe projeto para os portais. Quando houver, solicitará apoio dos vereadores para buscar emendas parlamentares.
Thiago comentou também sobre a realização do Festival Gastronômico, financiado com recursos da CEMIG, e a intenção de captar novas verbas para as próximas edições. Ressaltou a importância dos eventos religiosos e culturais, lembrando ainda do encontro de motociclistas realizado em agosto e do Car Rock Festival, que teve público crescente neste ano e contou com ampliação do espaço para os participantes.
Por fim, o Secretário reforçou a importância do setor de eventos para a economia local e solicitou novamente o apoio dos vereadores para a aquisição de instrumentos que garantam a continuidade da fanfarra municipal.
