CÂMARA MUNICIPAL REALIZA 32ª SESSÃO ORDINÁRIA E 7ª SOLENE DE 2025 Sessão aprovou projetos de lei e foi marcada pela 1ª edição do Troféu Arildo Gonçalves – Artista Destaque

Na noite da terça-feira, 26 de agosto, a Câmara Municipal realizou sua 32ª Sessão Ordinária, com a presença de todos os vereadores. Na pauta, foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 50/2025, de autoria do Executivo, que autoriza a liberação de recursos financeiros para execução do programa estadual “Auxílio Porta de Entrada – APE”. Também foram aprovados o Projeto de Lei nº 45/2025, de autoria do vereador João Lúcio de Matos, que denomina espaço de lazer no município, e o Projeto de Lei nº 46/2025, de autoria do vereador José Segundo Faria, que dá o nome de “Jordão Soares da Silva Dandão” ao Centro Municipal de Educação Infantil a ser construído no Bairro Nova Esperança. No segundo expediente, os vereadores utilizaram a tribuna para apresentar reivindicações e proposituras direcionadas ao Executivo. Em seguida, foi realizada a 7ª Sessão Solene de 2025, a primeira dedicada à outorga do Troféu Arildo Gonçalves – Artista Destaque, em comemoração ao Dia do Artista.
JOÃO LÚCIO DE MATOS – (Lúcio da Ambulância)

O vereador destacou a importância de reunião realizada no sábado 23, com famílias de mães atípicas, que estão em processo de criação da Associação de Pais e Mães Atípicas em Piumhi.
João Lúcio também relatou sua participação em encontro com o assessor do vice-governador de Minas, Matheus Simões, na Santa Casa de Misericórdia de Piumhi. Na ocasião, foram discutidas as dificuldades financeiras da instituição, principalmente a escassez de emendas parlamentares destinadas ao custeio. O vereador comemorou, no entanto, os avanços nas negociações do projeto de implantação do serviço de hemodiálise em Piumhi. ressaltou.
GILVAN ANTÔNIO DA SILVA – (Gilvan dos Penedos)

O vereador agradeceu ao deputado federal Emidinho Madeira, responsável pela destinação de emendas que viabilizaram a realização de 100 cirurgias de catarata em Piumhi, atendendo pacientes de seis municípios. O vereador estendeu os agradecimentos aos médicos, à diretoria da Santa Casa, à Secretaria Municipal de Saúde e ao prefeito.
Também destacou que o deputado destinou R$ 120 mil para o projeto da hemodiálise. “Quem ganha é a população, que pôde realizar cirurgias sem precisar se deslocar para outras cidades”, ressaltou.
FÁBIO HENRIQUE NOVAES FERREIRA – (Fábio Tulim)

O vereador agradeceu à equipe do Meio Ambiente pela poda de uma árvore que ameaçava a segurança de uma moradora na Rua Início Alvarenga, e à servidora Raquel, do DER, pela atenção às demandas da região. Informou que em breve será iniciado o trabalho de tapa-buracos nas rodovias que ligam São Roque a Vargem Bonita e Piumhi a Doresópolis, além da roçada das margens.
Fábio Novaes também destacou o sucesso do almoço solidário realizado no Parque de Exposições em prol da senhora Lenilda, que arrecadou mais de R$ 50 mil para a compra de um medicamento de alto custo. Ele agradeceu a todos os envolvidos, desde os organizadores até os grupos musicais que participaram, ressaltando o espírito de solidariedade da população.
Por fim, chamou atenção para a importância de Piumhi já ter se adequado às normas da Agência Nacional de Águas (ANA) sobre manejo de resíduos sólidos, evitando problemas que outros municípios enfrentarão para comprovar a regularização até 9 de setembro.
ANTÔNIO FERNANDO GOMES– (Fernando Detetive)

O vereador reforçou a importância do trabalho legislativo na aprovação da lei que regulamenta a cobrança da tarifa de manejo de resíduos sólidos em Piumhi. Ele lembrou que o projeto tramitava desde o ano passado, mas que esta legislatura garantiu sua votação e aprovação, assegurando que o município não seja penalizado por renúncia de receita e pudesse continuar recebendo recursos federais. “Cumprimos nosso dever de legislar com responsabilidade e segurança”, afirmou.
SHIRLEY ELAINE GONÇALVES – (Shirley da Educação)
Shirley relatou ter sido procurada por um morador da comunidade de Penedos, que enfrenta problemas devido à irrigação feita por um vizinho, que acaba direcionando a água para o seu terreno, causando transtornos.
A vereadora também apresentou as Indicações, que incluem: limpeza e manutenção de ruas e lotes, recuperação de ponte na divisa entre Piumhi e Vargem Bonita, retirada de entulhos após obra pública e a sugestão de criação de uma Casa de Apoio em Ribeirão Preto para acolhimento de piumhienses em tratamento de saúde.
JOSÉ SEGUNDO FARIA – (Segundinho)

José Segundo agradeceu ao Executivo pela limpeza realizada no final da Rua Marechal Deodoro da Fonseca, bem como pela retirada de uma árvore na Rua Tenente Freitas.
JOÃO MARCOS MACEDO SILVEIRA – (Cooperador João Marcos)

João Marcos apresentou uma série de indicações e propostas, entre elas: Reparo da iluminação no Cemitério da Saudade (parte antiga); Estudo para implantação de fisioterapia respiratória domiciliar para pacientes acamados; Revitalização da arquibancada do poliesportivo e construção de passeios na área onde são realizados exames de direção; Criação de um núcleo de educação permanente na saúde, para capacitação constante dos profissionais da área; Ampliação das salas de recursos (atendimento educacional especializado) na rede municipal; Criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, com fundo próprio e núcleo de educação especializada.
O vereador também parabenizou a coordenadora da APAE, Mariza, pelo trabalho realizado, e destacou a importância do evento esportivo promovido pela instituição em prol da inclusão.
TRIBUNA DO CIDADÃO RECEBE MANIFESTO “CULTURA NÃO É OPCIONAL”
Artista plástico e ativista cultural Nicomedes Ferreira defende criação de um Centro Cultural em Piumhi

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Piumhi, o ativista cultural e artista plástico Nicomedes Ferreira utilizou a Tribuna do Cidadão para apresentar o manifesto “Cultura não é Opcional”.
Em sua fala, destacou que a cultura é vida, arte e memória, parte essencial da identidade de um povo, e alertou que uma comunidade sem cultura perde sua alma, sua história, sua educação e seu valor.
Nicomedes, também conhecido como Nico Freitas, defendeu a criação de um Centro Cultural em Piumhi, argumentando que a atual Casa da Cultura funciona como museu, mas é necessário avançar para atender às demandas artísticas do presente e do futuro.
Ele ressaltou ainda que a arte é um instrumento de transformação social, capaz de promover inclusão, resgatar tradições locais, fortalecer os laços comunitários e contribuir para o desenvolvimento de crianças e jovens.