CÂMARA REALIZA 29ª SESSÃO ORDINÁRIA E RETOMA OS TRABALHOS LEGISLATIVOS APÓS RECESSO PARLAMENTAR

     Na noite da terça-feira, 5 de agosto, a Câmara Municipal de Piumhi realizou a 29ª Sessão Ordinária de 2025, a primeira após o recesso parlamentar do meio do ano. Todos os vereadores compareceram à reunião, que marcou oficialmente a retomada das atividades legislativas do segundo semestre.

     A pauta da sessão trouxe para deliberação o Requerimento nº 114/2025, de autoria do vereador Gilvan Antônio da Silva, solicitando ao Poder Executivo informações quanto à implantação dos serviços de psicologia e serviço social na rede municipal de ensino, conforme determina a Lei Federal nº 13.935/2019. A proposta foi discutida e aprovada em plenário.

 

     Durante a sessão, os vereadores fizeram uso da tribuna para apresentar indicações, agradecimentos e reivindicações diversas.

A vereadora Shirley Elaine Gonçalves (Shirley da Educação):

     Iniciou sua fala com uma nota de repúdio a um caso de violência doméstica ocorrido no estado do Rio Grande do Norte, destacando a necessidade de conscientização e políticas públicas de proteção às mulheres. Em seguida, relatou encontro com a juíza da 1ª Vara, Ana Luiza, a quem foi apresentada a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, que recebeu apoio imediato da magistrada. A juíza, assim como o juiz César Rodrigo Ioti, confirmou presença no seminário que será promovido em breve pela Casa Legislativa.

Shirley também apresentou uma série de indicações relacionadas à infraestrutura urbana, como limpeza e manutenção no bairro Cruzeiro, reparo de buracos na Rua Honórino Soares Oliveira, notificação a proprietários de lotes abandonados no bairro Olinda, melhorias de drenagem no Sítio Pamella, e revitalização de estradas rurais, como a conhecida “Zé Cesário” e vias da comunidade do Pontal, que enfrentam precárias condições de trafegabilidade.

 

     O vereador João Marcos Macedo Silveira (Cooperador João Marcos):

    Destacou a atuação do esporte local ao parabenizar a equipe de handebol coordenada por Max Souza pela conquista do terceiro lugar em competição regional. Também convidou a população para a Marcha para Jesus, que acontecerá no dia 1º de novembro, e agradeceu ao Executivo Municipal pela instalação de iluminação pública na Rua Floriano Peixoto. O parlamentar reivindicou ainda a instalação de parquinhos infantis nos bairros Américo Arantes e Morada do Sol, além da abertura e pavimentação de vias que ligam a Rua Tenente Freitas às ruas Liberdade e Cruzilhas, também no bairro Américo Arantes. Outras solicitações importantes incluíram a criação de um núcleo de educação inclusiva na estrutura da Secretaria Municipal de Educação, ações educativas do “Samuzinho” nas escolas, melhorias na drenagem urbana, sinalização de trânsito, instalação de faixa elevada na Praça da Matriz, iluminação no entorno do Parque Ecológico da Mina e criação de ponto de transporte coletivo no bairro Capoeiras. João Marcos também destacou a chegada de nova viatura USA do SAMU à base de Piumhi e reforçou a importância da criação da Guarda Civil Municipal. Encerrou sua fala mencionando a campanha Agosto Lilás e a necessidade de romper o ciclo da violência contra a mulher.

 

O vereador Fábio Henrique Novaes Ferreira (Fábio Túlim):

     Agradeceu aos servidores municipais das equipes de estradas rurais pelos trabalhos realizados nas regiões dos Balbinos, Lagoa Seca e Lagoa Grande. Destacou ainda as ações da equipe de obras na Rua Amazonas, onde foi realizada uma contenção que solucionou o acúmulo de água e mau cheiro. Apresentou indicação para calçamento de ruas no bairro Nova Piumhi — Antônio Alvim Terra, Carlos Chagas e Joaquim Neca — e aproveitou a oportunidade para parabenizar o jovem capoeirista piumhiense Antônio Manoel, conhecido como “Ligeirinho”, pelo primeiro lugar conquistado na seletiva nacional da Old School Champions, realizada em Macaé (RJ).

 

Já o vereador João Lúcio de Matos (Lúcio da Ambulância):

     Relatou visita técnica à APROMIP, ao Lar São José e ao CIAME, onde ouviu demandas das instituições. Destacou a necessidade de instalação de uma lombada elevada em frente ao Lar São José, visando à segurança das crianças que transitam pelo local. O vereador também elogiou o trabalho do Rotary Clube de Piumhi pelos relevantes serviços sociais, sugeriu a aquisição de um caminhão “toco” para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e falou sobre sua participação em reunião com representantes da ONG de proteção dos animais, o que resultou em posterior encontro com a Polícia Militar para encaminhamento das demandas. Finalizou solicitando a aquisição de brinquedos pedagógicos para as escolas e CEMEIs municipais, destinados a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Encerrando a sessão, o presidente José Welington da Silva (Sargento Zé Welington):

     Apresentou uma indicação solicitando vistoria técnica e possível intervenção em uma árvore localizada na Rua Ninico Alvarenga, nº 180. Segundo o parlamentar, as raízes da árvore estão comprometendo a calçada, oferecendo riscos à segurança de pedestres, especialmente idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Também ressaltou os sinais de deterioração da estrutura, com possibilidade de acidentes.

     O presidente encerra apresentando o balanço das atividades legislativas referentes ao mês de julho, como forma de garantir transparência e prestação de contas à população piumhiense.

 

A 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Piumhi demonstrou, mais uma vez, o comprometimento dos vereadores com as necessidades da população, pautando temas de grande relevância nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, segurança pública, assistência social, meio ambiente e valorização da cidadania.