CÂMARA REALIZA 38ª SESSÃO ORDINÁRIA COM HOMENAGENS
Sessão foi marcada pelo reconhecimento a servidores, profissionais e atletas piumhienses

A Câmara Municipal de Piumhi realizou, na noite da terça-feira, 7 de outubro, sua 38ª Sessão Ordinária, com a presença de todos os vereadores. A reunião foi marcada pela aprovação do Projeto de Decreto Legislativo nº 11/2025, que institui o “Troféu Servidor Público Destaque 2025”, homenagem voltada à valorização dos servidores municipais.
Também foram aprovadas três Moções de Congratulação e Aplausos: às fisioterapeutas Ivana Mara de Oliveira Rezende e Marisa de Fátima Ferreira; às atletas Laura Lima, Maria Júlia de Melo Ferreira e Isadora Lima Beraldo; e ao Centro de Treinamento 037 (CT 037), pelo incentivo ao esporte.
A sessão reforçou o compromisso da Câmara em valorizar o mérito, o serviço público e a participação da comunidade piumhiense.
EM PAUTA
(Proposituras dos Vereadores na 38ª Sessão Ordinária)
FÁBIO HENRIQUE NOVAES FERREIRA – (Fábio Tulim)

Iniciou sua fala agradecendo ao prefeito por atender a instalação de faixa elevada na rua João Leite, próximo à Madeireira Monte Verde, e o redutor de velocidade no cruzamento das ruas Horácio Albertino e Getúlio Vargas, nas imediações do Parque de Exposições Tonico Gabriel.
Ele também parabenizou o Executivo pela aquisição do terreno no Tapiocano, ressaltando a importância da iniciativa para a futura implantação de moradias populares.
Fábio ainda apresentou indicação à equipe do Meio Ambiente para avaliar uma árvore inclinada na rua Santo Antônio, que oferece risco de queda, e cobrou providências do SAAE quanto à má execução do calçamento nas ruas Nossa Senhora do Livramento e Getúlio Vargas, onde há bloquetes quebrados e material solto. O vereador solicitou que a autarquia realize varredura e correções nos trechos danificados.
GILVAN ANTÔNIO DA SILVA – (Gilvan dos Penedos)

O vereador Gilvan celebrou o início do projeto de Hemodiálise em Piumhi, agradecendo à equipe da Santa Casa e ao deputado federal Emidinho Madeira, autor da emenda de R$ 236 mil que viabiliza a iniciativa.
Gilvan também enalteceu o prefeito Dr. Paulo César Vaz, pelo empenho na aquisição do terreno para o projeto habitacional, afirmando que a boa relação entre Executivo e Legislativo tem gerado resultados positivos para a população.
O vereador apresentou ainda indicação para limpeza de bueiros na rua Cornélio Ferreira de Souza, recapeamento da rua João Leite, e repintura da sinalização horizontal nas vias que cruzam a rua Bueno Brandão.
JOÃO LÚCIO DE MATOS – (Lúcio da Ambulância)

O vereador João Lúcio de Matos agradeceu ao prefeito pela nova área destinada à habitação e ressaltou a importância de dar oportunidade às famílias de baixa renda.
Ele voltou a defender sua proposta de criação de uma fábrica municipal de blocos e lajes, que poderia funcionar em parceria com o presídio local, envolvendo detentos na produção.
Segundo o vereador, a ideia permitiria que famílias contribuíssem com o cimento e a mão de obra, enquanto o poder público forneceria estrutura e padronização. “Temos tudo para fazer o maior conjunto habitacional de Piumhi, com o envolvimento da Prefeitura, Câmara e comunidade”, afirmou.
JOSÉ SEGUNDO FARIA – (Segundinho)

O vereador José Segundo Faria também destacou sua satisfação com a aquisição do terreno para moradias populares, reforçando o compromisso do prefeito com o programa habitacional.
Ele anunciou ainda que foi liberada a documentação necessária para a construção do CEMEI no bairro Nova Esperança, aguardando apenas a liberação de recursos pela Caixa Econômica Federal para o início das obras.
ANTÔNIO FERNANDO GOMES – (Fernando Detetive)

O vereador Antônio Fernando Gomes cobrou maior divulgação das ações da Secretaria de Meio Ambiente, lamentando a falta de campanhas educativas e de informações sobre a gestão de resíduos e o futuro do atual lixão.
Ele lembrou que a Câmara já aprovou verba para o Instituto Federal elaborar o Plano Municipal Integrado de Resíduos Sólidos e defendeu que a Secretaria de Meio Ambiente, apresente resultados à população. “Faltam apenas dois meses para encerrarmos o ano, e é importante saber o que está sendo feito para mitigar os impactos ambientais”, destacou.
JOSÉ WELINGTON DA SILVA – (Sargento Zé Welington)

O vereador José Welington da Silva concordou com a necessidade de ouvir o setor ambiental e sugeriu o envio de um ofício convocando o secretário e o subsecretário para prestar esclarecimentos na Câmara.
Ele parabenizou o prefeito pela aquisição do terreno no Tapiocano e sugeriu que os futuros programas habitacionais priorizem famílias de baixa renda, com doação de lotes e padronização das moradias. O vereador também apresentou o balanço legislativo de setembro de 2025, destacando a produtividade do Parlamento.
SHIRLEY ELAINE GONÇALVES – (Shirley da Educação)

A vereadora Shirley Elaine Gonçalves apresentou indicação para realização de um mutirão de limpeza no Parque da Mina e vias próximas, especialmente na rua José Faria Filho, além da notificação de proprietários de lotes com entulhos e mato alto no bairro Jardim Betel.
Ela também relatou denúncias de perturbação do sossego na rua Santo Antônio, com som alto e aglomerações frequentes, pedindo providências da administração.
Shirley informou ainda ter encaminhado solicitação de recursos a parlamentares estaduais para a aquisição de lousas digitais de LED para as escolas municipais, o que, segundo ela, trará inovação pedagógica e melhores resultados no aprendizado dos alunos.
JOÃO MARCOS MACEDO SILVEIRA – (Cooperador João Marcos)
O vereador João Marcos Macedo Silveira cumprimentou o grupo Cajuê Capoeira Piumhi pelo evento de troca de faixas no IFMG e parabenizou os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) pelo Dia Nacional da categoria.
Relatou visitas a São Sebastião do Paraíso, onde conheceu o IML e o posto de coleta de sangue, defendendo que Piumhi também tenha esses serviços.
Entre suas indicações, citou instalação de redutores de velocidade nas ruas Floriano Peixoto e Joaquim Beijo, sinalização de trânsito no bairro Morada do Sol, e a construção de cobertura no parquinho da Escola Lourdes Ferraz.
João Marcos sugeriu ainda que o SAMU seja incluído no sistema estadual de localização (Siloc) para agilizar o atendimento de emergências e elogiou a aquisição do terreno habitacional.
Por fim, informou de sua participação das audiências públicas do PPA e da LOA, reforçando o compromisso da Câmara com o planejamento das ações do governo municipal para (2026–2029).