Grupo Teatral Renascer do CAPS II faz apresentação na Câmara de Piumhi

“Cuidar sim, excluir jamais”

Emocionante e dinâmica assim podemos definir a peça encenada pelos pacientes do CAPS II na segunda-feira, 14 de maio, durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Piumhi. O Grupo Teatral Renascer tratou sobre o tema da depressão, contando uma história baseada em fatos reais. “Cuidar sim, excluir jamais! Quero que a loucura do bem seja sempre bem vinda! Essa loucura que faz bem para as pessoas, que se importa com os outros! E que a loucura do mal, aquela que rouba, que mata, tenha menos espaço na nossa sociedade” – falou a Coordenadora de Saúde Mental, Sandra Síris na abertura da peça.

Os pacientes encenaram a história de um homem que estava triste, não queria sair de casa, já não se integrava com a esposa e os filhos. A família pensava que era preguiça, falta de vontade, porém, descobriram no CAPS II, uma saída para a depressão do pai daquela família e, além disso, conheceram novos amigos – psicólogos e outros pacientes, que juntos lidam com os problemas das doenças mentais e melhoram a qualidade de vida de quem sofre com elas.

Luta Antimanicomial – 18 de maio

A Luta Antimanicomial é anualmente comemorada em 18 de maio, ela se caracteriza principalmente pela sua valorização a cidadania, dignidade e descoberta de novas possibilidades de tratamento para os portadores de transtornos mentais. Antigamente a única saída era internar àqueles que tinham dificuldades mentais. Hoje, percebe-se que a internação é a última esfera de tratamento. Antes o paciente deve receber ajuda nos CAPS – Centros de Atenção Psicossocial, onde são realizados acompanhamentos clínicos e a reinserção social destas pessoas é um dos objetivos mais concretos.

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre as leis que regem os tratamentos para pacientes portadores de doenças mentais, podem ler a Lei Federal nº 10.216, de 6 de abril de 2001.

“Cuidar sim, excluir jamais”.