IFMG Campus Avançado Piumhi mobiliza esforços para mudança ao status de Campus

Busca por melhorias no IFMG Piumhi

Na última segunda-feira, 27 de novembro, alunos e servidores do IFMG Campus Avançado Piumhi, bem como representantes da comunidade piumhiense estiveram presentes na Câmara Municipal de Piumhi, onde foi realizada a audiência pública que debateu a possibilidade de passagem do IFMG Piumhi da condição de Campus Avançado paraCampus.

De início, o coordenador do Setor de Pesquisa, professor Germano Mattosinho, apresentou as perspectivas do setor para o desenvolvimento conjunto de pesquisas na área de Engenharia Civil, entre o Campus Avançado Piumhi e órgãos públicos. Na oportunidade, o professor defendeu que esta parceria, caso seja efetivada, proporcionará melhorias consideráveis na infraestrutura da cidade, por meio do desenvolvimento de produtos e serviços que atendam às necessidades do município, no que se refere à área de atuação dos professores e alunos deste Campus.

Em seguida, a Diretora Pro Tempore, Lina Maria Soares, traçou um panorama sobre a história de federalização das instalações prediais do Campus, desde a doação efetivada pelo empresário, Otacílio Gonçalves Tomé, até o início do funcionamento, no segundo semestre de 2014, com o recebimento de turmas do Bacharelado em Engenharia Civil e do Curso Técnico em Edificações, como vem ocorrendo até a atualidade.

Após explanar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas ao longo dos três anos de seu funcionamento, Lina destacou a importância da mobilização de esforços sociais e políticos, no sentido de proporcionar a mudança do IFMG Piumhi para o status de campus consolidado.

Esta mudança propiciaria novos investimentos em educação, além do aumento do efetivo de profissionais docentes e técnicos administrativos, fornecendo condições de oferecimento de mais cursos e, consequentemente, do recebimento de um maior número de alunos.

O corpo de vereadores presentes na seção manifestou integralmente seu apoio à causa, dispondo-se a mobilizar deputados estaduais e federais que pudessem interceder junto ao Ministério da Educação, de modo que a demanda da cidade de Piumhi seja objeto de apreciação de nossos representantes.

A Direção Geral agradece o apoio da comunidade e faz votos de que, em breve, possamos ser contemplados com boas notícias.

Fonte/Foto: Comunicação IFMG