Intercambistas Indianos Visitam Piumhi

Apesar de curta estadia missão rotária com 20 integrantes passa pela Câmara de Vereadores e pela Santa Casa de onde além de boa impressão leva demandas estratégicas daquele hospital

Carisma e entusiasmo foi o clima deixado pelos 20 rotarianos indianos que visitaram Piumhi no último final de semana em missão chancelada pelo Rotary International. O grupo de intercambistas desembarcou na cidade na tarde da sexta, 2, e seguiu rumo ao Rio de Janeiro na manhã da segunda, 5.

Não mais que 48 horas na cidade onde a delegação foi recepcionada pelo presidente do Rotary Clube de Piumhi (RCP) Luiz Henrique da Silva e, em seguida, oferecido um jantar na residência da rotariana Kátia Regina Faria Costa. Período relativamente curto, mas que não impediu de cumprir uma movimentada agenda. No sábado, 3, visita a pontos turísticos em Capitólio onde participaram de um encontro de confraternização no Balneário Escarpas do Lago.

No domingo, 4, seguindo o cronograma oficial do distrito 4560, os indianos visitaram as instalações da Santa Casa de Misericórdia de Piumhi, com a finalidade de estabelecer parceria através da Fundação Rotary Internacional para avaliar a possibilidade de inserir aquele hospital em projeto para canalização de melhorias com fundos da instituição rotaria. A líder indiana Kavita Saraf em nome do grupo ressaltou: “O hospital tem uma ótima estrutura e pudemos notar a dedicação e atendimento eficaz dos profissionais, vamos trabalhar Junto às ONGs, clubes e distritos na Índia para ver em que nós podemos auxiliar a instituição”.

Naquela noite os intercambistas ainda participariam de uma festiva no Rotary Clube de Piumhi onde puderam conhecer os projetos e ações sociais desenvolvidas pelos rotarianos na cidade.

Na manhã da segunda, 5 com o encerramento da visita, antes de se despedirem, os indianos participaram de um encontro cultural no auditório da Câmara de Vereadores de Piumhi onde tiveram à oportunidade de acompanhar apresentações artístico-culturais como dança e roda de Capoeira.

Ao ALTO, o líder do grupo de intercâmbio cultural indiano Murari Saraf, do distrito rotário 3060 do estado Gujarat disse: “Apesar das diferenças culturais, aqui vivemos bons momentos e agora já nos sentimos como velhos amigos do povo de Piumhi. A parte mais incrível é que em poucos dias em que convivemos, já sentimos estar em família. Retomamos para a Índia com boas recordações e lembranças do ótimo acolhimento e hospitalidade que recebemos aqui em Piumhi”.

O governador do Distrito 4560, Sérgio Quintanilha, ressaltou a importância da vinda da comitiva indiana. ‘’O objetivo principal do Rotary é buscar meios eficazes para ajudar a população, principalmente a mais carente e o intercâmbio internacional tem propiciado importantes parcerias para efetivação de nossos projetos, a exemplo da demanda da Santa Casa de Misericórdia de Piumhi, para qual vamos nos empenhar”, enfatiza o presidente.

O presidente do RCP, Luiz Henrique da Silvam considerou ‘’muito emocionante esses dias que estivemos com vocês em nossos lares, em nossas vidas, jamais iremos esquecer esses momentos, vocês estarão para sempre gravados em nossos corações. Muito obrigado por suas vindas ao nosso Rotary Clube de Piumhi, por aqui somos Rotary.’’. O vereador Wilde Wéllis de Oliveira, foi homenageado por um dos líderes mais antigos da delegação, Vijaybhai Kania, que agraciou com o medalhão de simbologia sagrada para os indianos, ‘’somente é repassado a personalidades tidas como especiais e que deve ser usada na veste próximo ao coração para dar força e proteção’’. ‘’Só tenho a agradecer é um momento que não esperava e me sinto emocionado e eu tenho certeza que irá me trazer muita sorte’’, retribuiu a gentileza Wilde Wéllis de Oliveira.

Fonte: Jornal Alto São Francisco