Projeto “Além dos muros” é apresentado na Câmara de Piumhi

Foco foi expor as parceiras de trabalho que podem ser firmadas junto ao sistema prisional

Na manhã da última sexta-feira, 16, o diretor geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerias, Rodrigo Machado, esteve na Câmara Municipal de Piumhi para apresentar o projeto “Além dos muros”. Os vereadores José Welington da Silva (Zé Welington), José Antônio Camargo Júnior (Júnior Boi), Gilvan Antônio da Silva (Gilvan dos Penedos) e Shirley Elaine Gonçalves Faria, o prefeito de Piumhi, Dr. Paulo César Vaz e o vice-prefeito José Cirineu, representantes da Santa Casa de Misericórdia de Piumhi, Ministério Público, OAB, IFMG, Entidades e cidadãos estavam presentes para ouvir sobre o projeto da Polícia Penal de Minas Gerais.

Durante o evento, foi proposta uma parceria com o presídio local para o desenvolvimento do programa, que tem como foco expor as parceiras de trabalho que podem ser firmadas junto ao sistema prisional e os benefícios da empregabilidade de mão de obra carcerária. “Em Piumhi o objetivo é constituir parcerias com entes públicos e privados, para uma fábrica de concreto” falou Machado. Mas o projeto pode ir muito além disso.

O projeto Além dos Muros trabalha em diversos setores: itens de concreto, fábrica de lençol, carteiras escolares, confecção de fraldas e absorventes e outros. Para Rodrigo Machado “ganha a sociedade, com espaço público cuidado e, ganha o preso que aprende uma profissão e remissão da sua pena”. O projeto também barateia os custos na produção e contribui para o desenvolvimento da cidade.

O prefeito de São Roque de Minas, Onésio de Oliveira Andrade, pediu a palavra e se dispôs a fazer um termo de concessão de máquinas de costura. “Temos algumas máquinas de costuras novas que nunca foram usadas e esse pode ser o começo da nossa parceria com a prefeitura de Piumhi em relação ao projeto Além dos Muros” – expôs.

O prefeito de Piumhi, Dr. Paulo César Vaz acatou as ideias e explicou que já está em trâmite os documentos necessários para fechar as parcerias. “Em Piumhi vamos focar na horta comunitária que já é uma realidade, com sua expansão e na fábrica de concreto, mas não precisamos parar por aí! Vamos expandir!” – idealizou.

Para o vereador Júnior Boi “o vereador tem que ser parceiro do prefeito em prol da sociedade”. “O nosso compromisso e responsabilidade com Piumhi é grande! Estamos trabalhando e queremos trazer os frutos desse trabalho para a sociedade!” – ressaltou o vereador. O vereador Zé Welington complementou a fala “queremos que esse projeto aconteça o mais breve possível! A expectativa é de 57 dias ou menos! É isso que queremos”.

Fotos: Divulgação Sejusp

Fotos: Assessoria Comunicação Prefeitura Piumhi