VEREADOR JOÃO LÚCIO SE REÚNE COM PROTETORES PARA DISCUTIR AVANÇOS NA CAUSA ANIMAL EM PIUMHI
Reunião realizada no Plenarinho da Câmara abordou demandas urgentes como castrações, microchipagem, atendimento veterinário e políticas públicas de proteção animal
Na manhã de terça-feira, 5 de agosto, o vereador João Lúcio de Matos (Lúcio da Ambulância) se reuniu com ativistas da ONG “Amigo Fiel” e protetores independentes no Plenarinho da Câmara Municipal para discutir ações voltadas à causa animal no município.
Durante o encontro, foram apresentadas diversas demandas, como a necessidade de castrações em massa, microchipagem, vacinação, melhorias no atendimento do Centro de Zoonoses e maior integração com a Polícia Militar e Ambiental. Atenção a situação crítica de animais soltos na rua Tereza Hostalácio e a criação de uma lei contra “canis de fundo de quintal”.
O vereador João Lúcio apresentou projetos em andamento, como um convênio para 700 castrações e microchips, a possibilidade de contratar novos veterinários e a criação do “Cartão do Pet”, para acompanhamento dos animais com apoio dos agentes de saúde.
Também foram sugeridas a reativação do Castra Móvel e a criação de uma clínica veterinária popular.
No período da tarde, o grupo de protetores e o vereador João Lúcio também se reuniu com o novo comandante da 110ª Companhia da Polícia Militar, o 1º Tenente Márcio Aurélio Alves Abrantes, além dos militares da Polícia Ambiental, sargento Gleison Cesar Faria e soldado Natanael Lopes Mendonça Bessas.
O encontro aconteceu na sede da PM em Piumhi.
Na ocasião, os ativistas buscaram apoio das forças policiais no atendimento das ocorrências envolvendo maus-tratos a animais.
Os militares esclareceram que todos os chamados dessa natureza são atendidos, sendo registrado um protocolo para cada ocorrência. Reforçaram ainda o compromisso da corporação em atuar em conjunto com os protetores, dentro das atribuições legais.
O vereador João Lúcio destacou a relevância dos encontro e reafirmou seu compromisso com a causa animal:
“ A causa animal é nobre e urgente. Estarei sempre empenhado em defender e buscar soluções ao lado das ONGs e dos protetores. As portas do meu gabinete estarão sempre abertas para esse diálogo. Só juntos conseguiremos transformar essa realidade e garantir dignidade aos animais e tranquilidade à nossa população .”