VEREADOR LÚCIO DA AMBULÂNCIA ALERTA PARA RISCOS NO DESCARTE INCORRETO DE RESÍDUOS APÓS GARI SER FERIDO POR AGULHA

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Piumhi, realizada na última terça-feira, 15 de abril, o vereador João Lúcio de Matos (Lúcio da Ambulância) usou a tribuna para fazer um alerta à população sobre os riscos do descarte inadequado de resíduos perfurocortantes, após um grave incidente envolvendo um servidor da limpeza urbana.

 

O caso citado pelo vereador ocorreu nos últimos dias, quando um gari foi ferido por uma agulha de seringa descartada incorretamente no lixo doméstico. O trabalhador precisou receber atendimento médico de urgência e foi afastado do serviço por 28 dias para seguir um protocolo de tratamento com coquetéis de medicamentos preventivos.

 

“O que mais preocupa é o trauma psicológico, a angústia de não saber se aquela agulha estava contaminada com alguma doença infecciosa. Isso gera medo e insegurança para o servidor”, destacou Lúcio da Ambulância.

 

O parlamentar aproveitou o caso para reforçar a importância da conscientização da população quanto ao descarte correto de materiais perigosos. Segundo ele, objetos como agulhas, cacos de vidro e outros itens cortantes devem ser descartados com os devidos cuidados, devidamente embalados e sinalizados, para não colocar em risco a integridade dos trabalhadores da limpeza.

 

“Infelizmente, muitas pessoas ainda descartam esse tipo de material de forma irresponsável, sem pensar no risco que isso representa para os nossos garis, que estão todos os dias nas ruas, cuidando da nossa cidade. Vamos ter mais atenção e respeito com esses profissionais”, apelou o vereador.

 

A fala do parlamentar foi um chamado à responsabilidade coletiva e ao compromisso com a saúde pública, especialmente em relação aos profissionais que estão na linha de frente dos serviços urbanos.

 

Assessoria de Comunicação

Valério  - Piumhi/MG – 15/04/2025