VEREADOR PROPÕE CRIAÇÃO DO ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL DE PIUMHI

Propositura busca preservar a memória coletiva e garantir a conservação do patrimônio documental da cidade

Na 36ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Piumhi, realizada na noite da última terça-feira, 23, o vereador João Marcos Macedo Silveira (Cooperador João Marcos) apresentou indicação ao Executivo sugerindo a criação do Arquivo Público Municipal de Piumhi.

Segundo o parlamentar, a iniciativa representa uma necessidade urgente para que o município possa preservar seu patrimônio documental e sua história institucional, assegurando a guarda adequada de documentos públicos e privados.

A proposta também prevê a digitalização do acervo, do centenário jornal do município, garantindo sua conservação e acessibilidade para as futuras gerações.

Entre as atribuições do futuro arquivo municipal, destacam-se a realização de projetos educativos e culturais, a preservação e divulgação do patrimônio documental, bem como o apoio a pesquisas históricas sobre Piumhi.

Além disso, a criação do espaço possibilitaria a preservação de conjuntos documentais com valor probatório, informativo e histórico, fundamentais para a construção e recuperação da memória coletiva do município.

“ O Arquivo Público Municipal será um verdadeiro guardião da nossa história, um espaço de conhecimento e valorização da identidade de Piumhi”,_ ressaltou João Marcos.