VEREADORES AVANÇAM EM TRATATIVAS PARA IMPLANTAÇÃO DE PONTO DE COLETA DE SANGUE DO HEMOMINAS EM PIUMHI
Reunião em Belo Horizonte define diretrizes para instalação de PACE no município.

Na segunda-feira (29/12), uma comitiva de vereadores de Piumhi esteve na sede do Hemominas, em Belo Horizonte, para tratar da viabilização de um Ponto Avançado de Coleta Externa (PACE) no município. A iniciativa visa facilitar o acesso da população à doação de sangue, atualmente realizada em Passos-MG.
A comitiva foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, José Welington da Silva, acompanhado dos vereadores João Marcos Macedo Silveira e Fábio Henrique Novaes Ferreira.
Do lado do Hemominas, participaram Maria José Trancoso, Gerente de Gerência, Supervisão e Acompanhamento, e Juliana Pessoa de Azevedo, Assistente Técnica de Hematologia e Hemoterapia, que apresentaram as diretrizes e requisitos técnicos necessários para a implementação do ponto de coleta.
Anteriormente à reunião presencial, foram encaminhados ofícios formais à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e ao Hemominas, manifestando o interesse do município de Piumhi em ofertar o serviço de coleta de sangue à população local.
Com o resultado positivo da reunião, os vereadores devem apresentar o projeto ao Prefeito Dr. Paulo e à Secretária Municipal de Saúde, Rosângela Aparecida Terra e Guerra, para dar continuidade ao processo de implementação do PACE.
Benefícios para a população.
A instalação de um ponto de coleta em Piumhi representa importante avanço para a saúde pública municipal, uma vez que facilitará o acesso à doação de sangue, incentivará a cultura de doação regular na região e contribuirá para o fortalecimento dos estoques do banco de sangue estadual.
Atualmente, os moradores de Piumhi que desejam doar sangue precisam se deslocar até o município de Passos-MG, o que representa uma barreira logística para muitos potenciais doadores.