Vereadores participam de evento pelas crianças

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE MOVIMENTO NO DIA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Na manhã desta quinta-feira (18/05), aconteceu um movimento na Praça Padre Alberico, com as crianças atendidas nos projetos da rede socioassistencial, que realizaram um ato simbólico em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, fazendo uma simulação de "plantar flores" em homenagem às vinte e três crianças e adolescentes que foram vítimas de abuso nos últimos meses em Piumhi. Essas flores que simbolizavam o renascimento e cuidado com essas vítimas foram confeccionadas pela equipe do CREAS.
O evento contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Kátia Regina Faria Costa junto aos coordenadores do CREAS e CRAS; assistentes e orientadores sociais, do capitão da Polícia Militar, Henrique Marinho, vereadores, representantes da secretaria de Saúde, da 77ª Subseção da OAB de Piumhi e das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), além de alunos e profissionais da Educação de diversas escolas. A maioria dos presentes fez questão de comparecer usando a camiseta referente à campanha. As crianças do CIAMEMS e também do Projeto Reconstruindo Vidas fizeram apresentações musicais.
O movimento, que teve início em abril, tem contado com o apoio das equipes de técnicos da assistência social composta por assistentes sociais e psicólogas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em conjunto com o Conselho Tutelar.
Com o tema “Esquecer é permitir, lembrar é combater. Faça bonito!”, a campanha tem como objetivo despertar toda a sociedade para se unir contra essa violência e denunciar esses abusos cometidos às crianças e adolescentes do país.
Quem tiver alguma suspeita dessa natureza pode fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita e funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
A denúncia também pode ser feita na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Civil, pelo 3371-1320. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móveis.