Instalação da Câmara da Vila do Piumhy

Ata de Instalação da Câmara Municipal da Vila do Piumhy: 7 de abril de 1841

Aos sete dias do mês de abril de um mil oitocentos e quarenta e dois, na Casa da Câmara-Cadeia, compareceu o Sargento Francisco Machado da Costa, Presidente da Câmara da Vila Nova da Formiga, acompanhado de seu secretário, Cândido Joaquim Arantes, com plenos poderes para instalação da Vila Piumhy. Achando-se o povoado em condições para se instalar a Vila com os prédios convenientes e precisos, então, o Presidente Francisco Machado da Costa abriu a sessão e logo pôs-se a verificar a apuração dos eleitos para servirem à Câmara desta vila, e, achando legal proclamou os eleitos em número de 7 que são: (...) Presidente da Câmara: José Severino Ribeiro; vereadores: Manoel Gonçalves Xavier, José Pereira Martins, Joaquim Xavier de Castro, Francisco Antônio de Faria Arantes, Padre João Gonçalves de Melo, Antônio Martins de Miranda. Após as proclamações, o Sr. Presidente convidou-os a se porem de pé para prestarem os juramentos de acordo com as instruções: Prometemos servir bem à comunidade, administrando-a de acordo com a lei, procurando exercer os nossos cargos com a maior atenção e zelo a serviço de Deus e a S.M. o Imperador... Achando-se encerrado os trabalhos suspendeu-se a sessão e, em seguida, lavrou-se esta ata. Eu, Cândido Joaquim Arantes, secretário, que escrevi e assino. Vila Piumhy, 7 de abril de 1842. Secretário Cândido Joaquim Arantes. Presidente da Vila Nova da Formiga Francisco Machado Costa, Juiz de Paz Manoel Gonçalves de Melo, Presidente da Câmara da Vila Piumhy Pe. José Severino Ribeiro, Vereadores: Manoel Gonçalves Xavier, José Pereira Martins, Joaquim Xavier de Castro, Francisco Antônio de Faria Arantes, Padre João Gonçalves de Melo, Antônio Martins de Miranda.

Fonte: 1º Livro de Ata da Câmara Municipal de Piumhi. Ortografia atualizada, transcrição José Cristóvão de Lima.